Parceiro Oficial:

Temos Todos os Tipos de Adesivos Vinil

Vinil autoadesivo é um material flexível, versátil e aderente em superfícies não planas e curvas, no entanto é muito utilizado em peças publicitárias e decoração de ambientes. Pela sua maleabilidade pode ser cortado em diversos formatos especiais.

Possuímos adesivos vinil de diversos tipos entre eles os mais utilizados, fosco e brilho que é indicado para projetos de longa duração, como personalização e decoração de ambientes internos e externos. Utilizado também como contenção de luz, podendo ser aplicado em superfícies com curvas acentuadas e texturas leves. Utilizado em formas artísticas para letras e outros formatos especiais.

A durabilidade esperada para este material é de cerca de 3 anos, porém a tinta pode sofrer desbotamento se exposta ao Sol, problema este que podemos resolver, aumentando a durabilidade sua durabilidade com camadas extras de tinta.

A História e Utilidade do Adesivo

Adesivo de azulejo grego

O primeiro uso de substâncias adesivas ocorreu há cerca de 200 000 anos. As primeiras referências aos adesivos na literatura apareceram por volta de 2000 a.C..

Os gregos e os romanos fizeram contribuições importantes para o desenvolvimento de adesivos. Um tipo antigo de cola é a chamada goma-arábica, que consiste em um extrato retirado do tronco e ramos da acácia, de uso bastante difundido no passado, por ser eficiente e atóxica.

Na Europa, a cola só começou a ter uso generalizado entre os séculos XVI e XVIII. Até ao início do século XX o avanço tecnológico nos adesivos foi lento e gradual e só no último século e até à atualidade é que a inovação nos adesivos sintéticos ocorreu de forma acelerada . o tipo de adesivos mais comum é o Epóxi, que é  muito versátil. Indicada para uso em metais, plásticos, cerâmicas, vidros e pedras.

O adesivo é uma substância aderente que é aplicada na superfície entre dois objetos separados que os une e oferece resistência à sua separação. Cimento e cola são sinônimos e outros adjetivos ainda podem ser usados com o mesmo significado que descreve estas propriedades conforme as formas químicas ou físicas, o tipo de materiais unidos ou as condições de aplicação.

O uso de adesivos apresenta várias possíveis vantagens em relação a outras técnicas de união, como a costura, parafusos ou soldagem. Entre estas estão a capacidade de unir diferentes materiais entre si, de distribuir os esforços de forma mais eficiente no ponto de união, os menores custos económicos, uma melhor aparência estética e maior flexibilidade no desenho.

Entre as possíveis desvantagens do uso de adesivos estão a diminuição da estabilidade a temperaturas elevadas, a relativa fragilidade na ligação de objetos de grande dimensão com uma superfície de contato pequena e a maior dificuldade em separar os objetos durante eventuais testes.

processo de laminação

Os adesivos são geralmente divididos de acordo com o processo de adesão e são depois classificados em adesivos reativos ou não reativos, termo que indica se o adesivo reage quimicamente ou não no processo de endurecimento. Em alternativa, podem também ser classificados de acordo com a sua origem, natural ou sintética, ou pela fase química original. Os adesivos podem ter origem natural ou ser produzidos de forma sintética.

PVA ou Acrílica: Também conhecido como cola escolar ou cola branca. Esse tipo é solúvel em água e pode ser utilizado em madeiras, papéis, tecidos e couros. Silicone: Ideal para vidros e objetos expostos a humidade, como aquários, caixas d’água, frigoríficos, enfeites natalinos, entre outros. Celulósica: utilizada em vidros, papéis, tecidos e cerâmica. Látex: Usada em plásticos e borrachas.