Com a proximidade do Natal, a melhor data para o comércio, as lojas já começam a se preparar para atrair os clientes e vender mais. Segundo pesquisa da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), 60% dos consumidores ouvidos na capital pretendem dar presentes neste Natal, contra 66% em dezembro do ano passado.
A diminuição na intenção de compra faz com que os lojistas tenham que se empenhar mais para se destacar da concorrência e conquistar os consumidores. Especialistas em varejo ouvidos pelo UOL dizem que é importante investir no ponto de venda e atendimento ampliar as vendas na data comemorativa.
Ana Claudia Costa, diretora-executiva do Popai Brasil, associação internacional de estudo do comportamento do consumidor e valorização da comunicação no ponto de venda, diz que fazer a decoração natalina com antecedência é uma maneira de lembrar o consumidor de que a data está próxima.
“As pessoas começam a entrar no clima, geralmente, com o pagamento da primeira parcela do 13º salário no início de novembro, então, nesta época, é importante já estar com a loja decorada. No começo de dezembro, acontecem muitas confraternizações, então as pessoas já estão comprando. As vitrines e a decoração são mais complexas e mais caras, então, é bom que fiquem expostas por mais tempo”, afirma.

Decoração

A decoração natalina ajuda a lembrar o consumidor de que a data está próxima e o faz entrar no clima de comemoração. Para o comércio de rua, a decoração é importante, pois pode se tornar referência na vizinhança.
“As lojas de rua têm mais possibilidade de chamar a atenção do que as de shopping, pois a decoração do shopping, geralmente, é mais sofisticada”, diz Heloísa Omine, professora da pós-graduação em gestão estratégica de mercados da ESPM.

Formas de pagamento


Condições de pagamento atrativas, como parcelamento sem juros e início do pagamento no ano seguinte podem influenciar na decisão do consumidor pelo seu produto.

Kits e vale-presentes


Como as pessoas compram mais presentes no Natal do que em datas como o dia das mães, é importante ter um mix de produtos de diversos segmentos e preços variados, segundo Ana Claudia Costa, diretora-executiva do Popai Brasil.
“Oferecer itens aleatórios e embalagens bonitas, com possibilidade de o consumidor montar kits personalizados, é uma boa estratégia”, diz..
Da mesma forma, os vale-presentes — cartões com valores pré-estipulados para que o presenteado vá à loja para escolher o que quer — são uma alternativa para quem não sabe o gosto de quem receberá o presente. Para o lojista, aumenta as possibilidades de venda.

Embalagem


Oferecer embalagens temáticas e bonitas é uma maneira de fisgar o cliente que não quer ter outro gasto além do presente. Se não tiver espaço na própria loja para fazer o embrulho, ofereça a embalagem para que ele monte o presente em casa.

Trocas


Como as compras geralmente são para outras pessoas, é importante dar a possibilidade de trocar produtos e informar claramente as condições.

Promoções


Aposte em concursos culturais, sorteios, programas de acúmulo de pontos para troca por produtos para fidelizar o cliente.”Não precisa inventar muita coisa. Promoções do tipo ‘pague 2 e leve 3’ podem aumentar a experiência do cliente com a marca e o produto“, diz Ana Claudia Costa.

Divulgação


Invista na comunicação em canais diversos para divulgar sua loja. Redes sociais, e-mail marketing e envio de correspondência para clientes cadastrados são formas de levar mais consumidores para a loja.
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