1 – Tenha em mente o poder da internet.
O fato é que a internet, desde o seu nascimento até agora, se tornou uma ferramenta essencial para todos que querem crescer. Seja em uma empresa pequena, ou grande, é essencial reconhecer que a internet sempre te ajudará!
2 – Investir em redes sociais se tornou tão importante quanto encher sua empresa com placas promocionais!
Suponha que você esteja andando pela rua, conversando com algum amigo próximo em seu smartphone. Você ficaria tentado a observar uma mega promoção em um auto-falante de uma loja, ou continuaria seus assuntos pendentes com seus amigos? Obviamente que se sentiria mais incomodado com tal “propaganda” do que tentado a aproveitar tal promoção.
O fato é que atualmente, a melhor forma de divulgar sua empresa é não parecer desesperado. Som alto, muitas informações, tudo acaba mais estragando sua popularidade, do que de fato vendendo.
Aliado a isso, o fato de criar um post criativo no Facebook, pode gerar mais resultados do que investir em comunicações mal feitas, vide que o seu cliente estará nas redes sociais sem intenção de comprar, sem se sentir incomodado e um post bem feito o fará se sentir bem o suficiente para comprar em sua loja. Ou seja, o inverso do que aconteceria com a situação da propaganda em som.
É importante lembrar também que a comunicação visual física sempre deve continuar ( desde que bem feita ), mas a comunicação virtual também é essencial aos que querem crescer. Uma complementa a outra, mas as duas devem ter a mesma qualidade.
3 – A internet pode te criticar. Depende de você como interpreta tal crítica e do que faz para ser criticado.
É fato que as empresas que optam por entenderem a importância do Facebook, devem ficar cientes de que o feedback ( comentário, ou review, como quiser chamar ), sempre virá. O resultado dessas críticas dependerá do que sua empresa oferece. Um cliente satisfeito não terá coragem de criticar de uma maneira ruim a sua empresa, a menos que queira fazer uma crítica positiva para vê-lo crescer cada vez mais. Um cliente insatisfeito terá a chance de transformar um simples mal entendido em um marketing negativo. É necessário atenção dobrada. O resultado da internet virá em dobro, seja ele bom, ou ruim!
4 – Se você vende para pessoas que te visitam, pode visitar seus clientes para vender.
O conforto de comprar online nos tempos atuais se torna cada vez mais comum. Alguns clientes preferem visitar seu site e encontrar seus produtos online para compra!
Mas não pense que qualquer pessoa comprará seus produtos com a mesma confiança que compraria ao ver o produto ao vivo. É necessário que você use uma boa plataforma para manter sua loja online e use serviços de pagamento de confiança ( Como o PagSeguro, por exemplo ), também é importante que você descreva seus produtos, seja sincero com a qualidade dos mesmos e jamais engane seu cliente, caso contrário, as críticas ( do tópico 3 ), não serão satisfatórias.
5 – É importante falar sobre prazos.
Quando você vende algo em estoque, sabe que o prazo para entrega ao cliente, em sua loja física, é algo mínimo. Em sua loja virtual, no entanto, você terá que ser específico em relação ao prazo dos Correios. É importante deixar claro as limitações do serviço e que você fará o máximo possível para que o produto chegue em perfeitas condições. Caso não aconteça, os Correios são responsáveis ( como em casos de furto por exemplo ). O importante é entender que quando seu cliente comprar algo, ele irá querer receber o produto o mais rápido possível. A partir do momento em que o mesmo estiver ciente do prazo dos Correios, ele irá esperar por isso, mas caso exista alguma falha no serviço e algum atraso, sua atenção deve ser dobrada para entrar em contato com o serviço e posicionar o cliente em relação ao que está acontecendo.
BÔNUS – Não deixe o medo de falhar te impedir.
Tudo no começo é dificultoso. A diferença da sua empresa investir na internet, é que caso esse mercado falhe, você tem a opção de simplesmente cancelar sua loja, sem tantos prejuízos como teria com uma loja física. Por isso, os e-commerces, ou lojas online têm se tornado uma oportunidade gigantesca para quem tem um pequeno negócio e está começando. É nesse caso que a situação se inverte: Se você já tem uma loja de sucesso funcionando, qual o motivo de não investir em uma loja virtual? E se você pretende ter uma loja física, qual o motivo de não começar tentando virtualmente, visto que o custo é bem menor?
Se atualize e não deixe sua empresa ficar para trás! O mundo é de quem se adapta!
A #Cinco Comunicação Visual te dará todo o suporte necessário nessa etapa. Entre em contato conosco.